Menu Filter

Costa de Caparica

Costa da Caparica é uma cidade portuguesa do concelho de Almada, sede de freguesia com 10,18 km² de área e 13 418 habitantes (2011). Densidade: 1 318,1 hab/km².

A Costa da Caparica foi elevada a cidade em 9 de dezembro de 2004.

Curiosamente, foi a única freguesia do concelho de Almada, em que não houve qualquer modificação administrativa que teve lugar em 2013 no âmbito das imposições da troika.

Referências históricas

Num documento de D. Afonso V, sobre os bens e as dívidas do falecido do conde de Abranches, documenta-se que o seu avô, Vasco Lourenço de Almada, tinha instituído um morgadio a que vinculara bens na Caparica e pinhais em Almada a uma capela, na Igreja de S. Mamede, em Lisboa (Arquivo do Hospital de S. José, 147, 345v-346v).

Turismo

A Costa da Caparica é conhecida pelas suas praias, que nos últimos anos têm vindo a desaparecer, principalmente junto à foz do rio Tejo. Desde há já alguns anos que se tem presenciado o desaparecimento das praias na Costa da Caparica, nomeadamente as praias junto à foz do rio Tejo, embora este fenómeno já se tenha espalhado às praias mais a sul. Várias medidas de protecção e reposição das praias foram tomadas ao longo dos anos como a criação de pontões e mais recentemente o paredão feito ao longo de várias praias do Norte da costa e a reposição de areia nas praias junto à foz do rio Tejo.

Texto Via: http://pt.wikipedia.org/wiki/Costa_de_Caparica

Fotos por: Nuno Fontinha

Translate »